Feira Vuco Vuco - Edição de Dia das Mães

A Feira Vuco-Vuco realizará sua sexta edição no sábado, dia 07 de Maio, das 11h às 17h na Galeria Maumau (Rua Nicarágua, 173, Espinheiro), reunindo novamente produtores locais, artistas independentes e pequenas marcas. A Feira Vuco-Vuco é uma feira colaborativa que busca fortalecer a produção local e artistas independentes, apoiando e movimentando o cenário cultural da Grande Recife, e já vem se consolidando como um sucesso entre os eventos culturais da cidade.

 

Com edições mensais, tendo reunido em média 16 expositores em cada uma de suas edições, a Vuco-Vuco traz novidades neste sábado: além de ter mais expositores, a feira contará com a exibição do documentário Negras Porções, idealizado pela Dhuzati, que tem como objetivo compartilhar conhecimentos acerca da produção de massas alimentícias a partir do feijão macassar hidratado e celebrá-lo como um conhecimento alimentar datado do Kemet, abordando a migração desta forma de comer leguminosas e resgatando fazeres culinários que sofreram com os processos de apagamento colonial para que reconheçam sua origem africana.

Como sempre, a Feira Vuco-Vuco conta com entrada gratuita, num evento cheio de arte, comidas artesanais, bebidas, plantas, livros, cosméticos naturais, vinis, roupas, acessórios, itens de decoração e muita música.

 

A ideia da feira surgiu pelo potencial dessas marcas, artistas e produtoras que Recife tem. "A feira vem justamente de encontro com a pandemia, que prejudicou muito essas pessoas, que agora estão necessitando de eventos assim para voltar a vender. Nela, poderemos ter uma troca de experiências e um contato próximo entre quem produz e o público", diz um dos idealizadores da feira, Lucas Santana, que divide a produção com Ícaro Galvão.

Além disso, segundo os produtores, a Vuco-Vuco não é uma feira que se vai apenas para fazer compras e ir embora. “O nome Vuco-Vuco faz referência ao ato de ir no centro da cidade, bater perna, comprar coisas... É esse clima que queremos trazer: não só de compras, mas também um dia para se encontrar amigos, bater um papo, fazer contatos, tomar uma bebida, comer e ouvir música boa”, completa Ícaro Galvão.

 

As marcas e pessoas artistas expositoras são selecionadas pela produção da feira, que, após uma curadoria, convida aqueles empreendimentos que combinam com a proposta do evento. “Buscamos artistas independentes, pequenas marcas, iniciativas locais com produção artesanal, ética e sustentável. Queremos incentivar o consumo consciente para que as pessoas comprem diretamente de quem faz”, dizem os produtores, que buscam fazer uma produção variada a cada edição, trazendo sempre novos nomes, dando oportunidades a mais empreendimentos e levando novidades ao público.

 

Entre os nomes participantes da sexta edição estão a loja Think, marca de roupas sustentáveis, atemporais, autorais e artesanais de Pernambuco; a Selva Ervanária e Cosmética, projeto que circulou pela América do Sul criando e fomentando o uso de cosméticos naturais e veganos; o Ateliê Carolina Queiroz, brechó especializado em roupas vintages e alfaiatarias, que também produz peças autorais e upcycling; a TAP! Mercearia, mercearia itinerante idealizada e realizada por Alana e Priscila, focada em alimentos orgânicos, agroecológicos, fermentados de produção própria, que busca estimular a parceria entre fornecedores da região e fortalecer projetos de mulheres; Canivete Recifense, estúdio experimental da designer Gabriela Carvalho, que relaciona linogravura, encadernação artesanal e o imaginário popular pernambucano; e o artista Ronaldo Fonseca, que explora a arte têxtil com a mistura de técnicas de aquarela, carimbos gravados e bordado, criando estampas para roupas, echarpes, capas de almofada, bolsas e quadros.

O evento ainda conta com o Acervo Pessoal, brechó com curadoria e garimpo do artista Tchayarles Oliveira; Mondrongo Estúdio, loja de colares e artigos de decoração feitos de cerâmica; o Selo Além-Mar, coletivo formado por Ana Gabriella Aires, Sumaya Nascimento e Kaísa, com criações, produções e reproduções artísticas e críticas; Ponciá, marca de criação livre e diaspórica de bolsas, mochilas e acessórios; o artista visual e tatuador Leandro Roberto; Ícaro galvão, artista visual e cuidador de plantas, que, além de produzir a feira, também estará expondo suas artes e plantas; e muitos outros nomes, divulgados na página do Instagram do evento (@feiravucovuco).  A cozinha da feira vai ser por conta de Dhuzati, projeto de culinária que resgata fazeres ancestrais através da culinária vegetal, cheia de sabor, saber, afeto .

 

A Galeria Maumau, local onde será realizado o evento, é um espaço icônico de convergência e experimentação artística, que esse ano vai completar 13 anos de resistência em Recife, com um quintal espaçoso, arborizado e ventilado.

 

Acompanhe o Instagram oficial do evento @feiravucovuco para ver todas as novidades e obter mais informações sobre quem marcará presença na feira.

 

Serviço

Feira Vuco-Vuco (6ª edição)

Data: 07 de Maio de 2022

Período: das 11h às 17h

Local: Galeria Maumau, localizada na Rua Nicarágua, 173, no bairro do Espinheiro, Recife (PE)

Entrada gratuita

Mais informações no Instagram @feiravucovuco ou pelo e-mail vucovucofeira@gmail.com

Tags

Atividades recentes